sexta-feira, 29 de junho de 2012

A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E A ESCOLA.


Sociedade do conhecimento e a escola.

Atualmente o acesso as informações é rápido e amplo, devido ao uso frequente das novas tecnologias de comunicação, que disponibilizam conhecimentos a todos que procurarem a qualquer tempo, tornando igualitárias as condições de produção e acesso ao conhecimento. A facilidade de acesso as informações está transformando a sociedade, gerando novos sistemas culturais, que usam as tecnologias para expressar pensamentos, esses elementos é que caracterizam a sociedade do conhecimento.

A sociedade contemporânea esta em um paradoxo, o acesso a tantas informações por meio das tecnologias não quer dizer de fato que as pessoas possuam o saber verdadeiro, as informações não passam de meros “flaches” na memória. No sistema educacional verifica-se um deficit de aprendizagem embora os alunos passem mais tempo na escola. Não basta ter acesso as informações é necessário busca-las e transforma-las em conhecimento. Diante as transformações proporcionadas pelas novas tecnologias, o mundo exige um novo perfil do profissional e do cidadão. Pois o conhecimento é via indispensável para desenvolvimento pessoal cultural e econômico.

O desafio do sistema educacional é formar alunos para cidadania responsável, para ser eternos aprendizes, e dar autonomia aos alunos na busca e seleção de informações para produção do conhecimento.

As novas tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento tornando acessível todos os saberes, as pessoas através das tecnologias aprendem mais sobre diversos assuntos e de outras maneiras, proporcionando novas formas de conceber e gerir o conhecimento sob perspectiva cognitiva e social.

Para atender as exigências que o mundo impõe em relação aos saberes que se espera dos indivíduos cidadãos, surge a proposta de inserir as novas tecnologias na produção do onhecimento oferecido pela escola, criar competências cognitivas ou capacidades para os alunos produzirem o seu próprio conhecimento, e estarem aptos a atender a exigências que lhes são impostas.

A escola deve formar alunos, que sejam capazes de acessar e assimilar as informações de forma critica e reflexiva, para converter a informação em conhecimento de forma ordenada, assim a informação deixaria de ser flaches na memoria, outra capacidade que precisa ser desenvolvida pelos alunos é a de aprender com a diversidade de perspectivas, relatividade de teorias e múltiplas formas de interpretações da informação para construir seu próprio ponto de vista.

A educação assume o papel de proporcionar aos alunos capacidades para construir seu próprio conhecimento, torna-los aprendizes flexíveis, dotando-os de estrategias da aprendizagem adequadas, capacidades de aquisição, interpretação, analise, compreensão e compartilhamento da informação, tornando os alunos capazes de enfrentar as novas demandas da aprendizagem.

Nenhum comentário: