quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Atividade pratica pedagógica: A utilização do Power Point com alunos do 1ºano do ensino médio


Atividade pratica pedagógica: A utilização do Power Point com alunos do 1ºano do ensino médio

Ø 1.Identificação:

Nome do cursista: Lara de Oliveira Araújo, Márcia da Silva Carvalho, Rosaline Araújo de Morais

Nome da escola: Universidade do Estado do Mato Grosso

Ø Local: Escola Estadual Professora Maria Esther Peres

Ø Serie: 1ºano do ensino médio

Ø Numero de alunos: vinte e cinco

Ø Professores envolvidos: Vânia Horner e Maria do Rosário

Ø Problemática: A utilização da ferramenta do Microsoft Office Power Point para a apresentação de trabalhos escolares, utilizando a tecnologia do computador

Ø Justificativa: Percebeu-se que alunos do 1º ano apresentam dificuldade para a realização de trabalhos escolares utilizando a ferramenta Power Point. Além de que ele é um recurso didático que complementa a educação; e é um programa que serve para destacar os pontos mais importantes,com pouco texto,pois além de ouvir,ver a palavra facilita a memorização.O programa também estimula a capacidade de síntese, de concisão e de objetividade a quem faz uso dele.

Ø Objetivos:

*Auxiliar os alunos para melhor manipulação da ferramenta, para que possam realizar trabalhos mais elaborados;

*Potencializar o processo de ensino e aprendizagem;

Ø Conteúdos: ferramentas de edição e apresentação do Power Point.

Ø Disciplinas: interdisciplinares

Ø Metodologia, procedimentos e cronograma: os alunos em duplas utilizarão um computador para criar uma apresentação.

1ª aula

Apresentar ferramentas de edição e criação de som e imagem nos slides.

2ª aula

Exercitar a capacidade de síntese nos alunos

3ª aula

Orientar a criar uma apresentação seguindo os padrões da ABNT.

4ª aula

Apresentações. (avaliação)

Ø Recursos tecnológicos a serem utilizados: computador, data show.

Ø Avaliação e Resultados esperados: será avaliado através das apresentações, os critérios será a desenvoltura do aluno ao apresentar e a estética da apresentação dos slides. Os resultados esperados é incentivar a capacidade dos alunos na criação de slides utilizando todos os recursos ofertados pelo Power Point.

Ø Divulgação/ socialização do Projeto realizado: A divulgação dos resultados do projeto será através do portfólio da turma.

Ø Referencias bibliográficas:

http://sbgadministra.blogspot.com.br/2009/04/o-uso-do-powerpoint.html

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=868

HIPERTEXTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


Num primeiro lançar de olhos percebemos que assim como reconfigura o papel do autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e de autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único, e hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. Nessa nova metodologia de ensino o professor deve adquirir uma nova postura de ensino rompendo com a hierarquia da antiga sala de aula.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hipertexto


Com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.

O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

Fonte: http://www.escolabonilha.com/2009/voce-sabe-o-que-e-hipertexto/


Ao observar a definição de hipertexto localizada no site escola bonilha, entende-se que hipertextos possuem recursos de hipermidia e multimidia que permintem interação do leitor com objeto lido, a informação pode ser tratada de forma dinamica, o leitor pode tracejar a leitura acessando livremente a informação para então forma seu conhecimento próprio.


Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)
Leia mais em:
http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-hipertexto/63870/#ixzz23ZHusPeI

Os links seriam a forma de levarnos a outra pagina que apresenta complementação ao tema abordado. O hipertexto permite a participação do leitor na construção da rede de informação, atraves de comentarios ou criando links, estes textos apresentam coletividade de produção.

Habilidades do professor perante a sociedade do conhecimento


Habilidades do professor perante a sociedade do conhecimento


O professor atualmente deve lidar com a complexidade social que existe na escola, pois são varias culturas e formas de pensamentos se interagindo na sala de aula e deve respeita-las cada uma em sua individualidade.

As novas tecnologias proporcionam aos alunos o acesso amplo a informações que possibilitam a produção de conhecimento, diante dessas transformações do acesso a informação, o profissional da educação deve atualizar -se, e utilizar essas tecnologias no auxilio a produção de conhecimento dos alunos.

O professor assume o papel de mediador, facilitador ou direcionador da aprendizagem, frente as novas demandas, os saberes do professor não são mais verdades absolutas na sala de aula, o profissional provoca os alunos a conhecerem, analisarem e debaterem sobre o tema, para construir seu conhecimento.

As transformações na aprendizagem, além da nova postura do professor, exige-se uma formação continuada do profissional para que esteja sempre apto as mudanças na sociedade, verificar as praticas individual e compartilhar-las com outros profissionais, refleti-las, analisa-las, reelabora-las se necessário, para que as praticas profissionais atendam as necessidades da nova “face” da sociedade, a sociedade do conhecimento. A experiencia (tempo de serviço) não é formadora eficaz do profissional, e sim a reflexão sobre a experiencias.