
Habilidades do professor perante a sociedade do conhecimento
O professor atualmente deve lidar com a complexidade social que existe na escola, pois são varias culturas e formas de pensamentos se interagindo na sala de aula e deve respeita-las cada uma em sua individualidade.
As novas tecnologias proporcionam aos alunos o acesso amplo a informações que possibilitam a produção de conhecimento, diante dessas transformações do acesso a informação, o profissional da educação deve atualizar -se, e utilizar essas tecnologias no auxilio a produção de conhecimento dos alunos.
O professor assume o papel de mediador, facilitador ou direcionador da aprendizagem, frente as novas demandas, os saberes do professor não são mais verdades absolutas na sala de aula, o profissional provoca os alunos a conhecerem, analisarem e debaterem sobre o tema, para construir seu conhecimento.
As transformações na aprendizagem, além da nova postura do professor, exige-se uma formação continuada do profissional para que esteja sempre apto as mudanças na sociedade, verificar as praticas individual e compartilhar-las com outros profissionais, refleti-las, analisa-las, reelabora-las se necessário, para que as praticas profissionais atendam as necessidades da nova “face” da sociedade, a sociedade do conhecimento. A experiencia (tempo de serviço) não é formadora eficaz do profissional, e sim a reflexão sobre a experiencias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário