
Com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.
Fonte: http://www.escolabonilha.com/2009/voce-sabe-o-que-e-hipertexto/
Ao observar a definição de hipertexto localizada no site escola bonilha, entende-se que hipertextos possuem recursos de hipermidia e multimidia que permintem interação do leitor com objeto lido, a informação pode ser tratada de forma dinamica, o leitor pode tracejar a leitura acessando livremente a informação para então forma seu conhecimento próprio.
Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-hipertexto/63870/#ixzz23ZHusPeI
Os links seriam a forma de levarnos a outra pagina que apresenta complementação ao tema abordado. O hipertexto permite a participação do leitor na construção da rede de informação, atraves de comentarios ou criando links, estes textos apresentam coletividade de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário